VIII Encontro de Linha de Pesquisa "Linguagem e Educação"
Período: 26/04/2012 a 27/04/2012
O “Encontro da linha de pesquisa Linguagem e Educação” tem como proposta apresentar aos professores e alunos do Programa, bem como aos demais interessados na área da Linguagem e Educação, os trabalhos que constituem a linha de pesquisa, ou seja, os projetos que são desenvolvidos pelos docentes e também as pesquisas realizadas pelos alunos matriculados, tanto no mestrado quanto no doutorado. O evento tem também o intuito de fomentar a cooperação acadêmica e o intercâmbio entre docentes, pesquisadores e alunos. É desta forma que o encontro se organiza com a promoção de mesas-redondas, comunicações de trabalhos e debates, os quais objetivam não apenas apresentar, mas, sobretudo, contribuir para o desenvolvimento das pesquisas, buscando também integrar os alunos ingressantes no Programa. Em sua oitava edição, o Encontro tratará mais especificamente da questão das metodologias empregadas pelos pesquisadores em linguagem e educação. Trata-se de deter um pouco o olhar nos trabalhos que vêm sendo desenvolvidos no interior da linha, com o objetivo de analisar criticamente a abordagem metodológica adotada para estudar um determinado objeto de pesquisa e de observar como este último é produzido em função dos próprios métodos escolhidos. Trata-se, também, de verificar de quais áreas do conhecimento provêm tais abordagens. Estariam elas circunscritas apenas à área dos estudos linguísticos? Ou se inserem em outros campos da ciência? E quais as implicações de se trazer para os estudos da linguagem saberes produzidos em outras áreas que não as das ciências linguísticas?
Alunos de Pós-Graduação; Alunos de Graduação; Docentes do Ensino Superior; Docentes do Ensino Básico; Demais interessados nas pesquisas em Linguagem e Educação
26/04/2012 - 09:00 às 22:00 - Auditório EA
27/04/2012 - 09:00 às 22:00 - Auditório EA
Emerson de Pietri - EDM