Políticas Educacionais em tempos de (Pós)COVID-19: Perspectivas Crítico-Esperançosas
Período: 26/06/2020 a 26/06/2020
Desde o início da crise sanitária global em decorrência da pandemia de COVID-19, os sistemas educacionais de todo o mundo foram profundamente impactados e as políticas públicas de educação foram atravessadas por problemas e questões que, antes, não ocupavam a prioridade da agenda decisória.
Uma das principais medidas assumidas por governos de todo o mundo – o distanciamento social – instaurou uma realidade não prevista para o campo da educação básica: a impossibilidade de manter aulas presenciais, nos prédios escolares. No Brasil, em um primeiro momento, as atividades foram suspensas mediante recurso a diferentes tipos de expedientes político-administrativos: antecipação de recesso escolar, concessão de férias escolares ou simplesmente suspensão de período letivo. Depois, numa segunda fase, a maior parte dos sistemas de ensino públicos e privados adotaram estratégias de ensino/aprendizagem remotas, mediadas ou não por tecnologias.
Esse cenário impôs uma série de consequências objetivas e subjetivas na vida dos educandos, dos educadores e de suas famílias. Situações de risco e vulnerabilidade social foram agravadas, a intensificação do trabalho docente ficou evidente e as desigualdades educacionais – já existentes no cenário pré-pandemia – tornaram-se ainda mais agudas.
Encarar esse tempo histórico a partir de uma perspectiva crítico-esperançosa pode permitir à sociedade brasileira a atualização de seu pacto social para a garantia do direito humano à Educação. É com essa visão que propomos esse curso de extensão universitária.
Objetivos:
- Identificar, analisar e compreender as limitações, atravessamentos e desafios que o cenário de crise social e sanitária imposto pela Covid-19 fizeram emergir no campo das políticas educacionais brasileiras.
- Identificar, analisar e compreender como o subfinanciamento das políticas educacionais e os processos de construção e deliberação centralizados de programas e projetos educativos podem agudizar os impactos do cenário de Pandemia COVID-19 na educação básica.
- Refletir, dialogar e elaborar sentidos e significados em relação aos impactos do cenário de crise social e sanitária nas discussões e decisões relativas aos programas de introdução das TICs e da Educação à Distância na Educação Básica.
- Refletir, dialogar e elaborar sentidos e significados em relação aos impactos do cenário de crise social e sanitária nas experiências e vivências dos educadores, educandos e suas famílias.
- Analisar, compreender e elaborar sentidos e significados em relação às conexões entre desigualdades sociais, desigualdades educacionais e restrições impostas pela pandemia de Covid-19 na vida dos educandos e de suas famílias.

Metodologia:
- Sete seminários virtuais de 3 horas cada, realizados em forma de mesas temáticas, com a exposição de palestrantes e diálogo com os participantes por meio de plataforma virtual de interação. Somam 21 h.
- Atividades de estudo, pesquisa, elaboração e sistematização individual de aprendizagem, propostas aos participantes por meio de plataforma virtual de interação e avaliados de acordo com os objetivos didáticos previstos no curso. Somam 9 horas.

Carga Horária Total: 30 horas
Gestores(as) escolares da educação básica (diretores de escola, assistentes de direção e coordenador
Professores da Educação Básica
Iracema Santos do Nascimento - EDA