COMPREENDER O FENÔMENO TOTALITÁRIO: O CINEMA EM DIÁLOGO COM PENSAMENTO DE HANNAH ARENDT.
Período: 10/03/2020 a 17/03/2020
“Como potencialidade e como risco sempre presente [o totalitarismo] tende, infelizmente, a ficar conosco de agora em diante". A advertência, feita por Arendt em As Origens do Totalitarismo, soa hoje ainda mais lúcida e aterrorizadora do que quando foi escrita. Os encontros programados para este colóquio visam analisar duas obras cinematográficas - "A Arquitetura da Destruição" e "Vita Activa" - à luz do pensamento de Arendt. Aberto aos alunos de graduação e pós-graduação da USP, o evento procura lançar luz sobre a emergência dessa forma de dominação total que marcou o século XX e cujas consequências se fazem sentir no presente.
Alunos de Graduação
Alunos de Pós-Graduação