Obras literárias e seus efeitos (sentidos) educativos II - Isto aqui não é escola, é zoológico. Lá estão os animais: Morte em tenra idade de Jonathan Kozol e as injustiças e violências promovidas pelo sistema escolar
Período: 10/10/2019 a 10/10/2019
Período: 10/10/2019 a 10/10/2019
Ementa | Resumo
O Ciclo de palestras Obras literárias e seus efeitos (sentidos) educativos propõe a análise de obras literárias na perspectiva de seus eventuais efeitos formadores para os leitores. Articula-se ao ciclo desenvolvido no semestre passado (A formação da biblioteca pessoal: efeitos refeitos) pelo mesmo grupo de professores e que objetivou examinar como as nossas leituras vão se integrando desde o início do aprendizado do ler e constituindo bibliotecas pessoais, no sentido físico e figurado, que guiam a nossa imaginação e percepção da realidade. Objetivou igualmente, favorecer para os futuros educadores (alunos dos cursos de formação de professores) o conhecimento e a discussão acerca de formas de lidar com o desenvolvimento do gosto pela leitura como fonte de prazer e utensílio básico para o aprendizado escolar e não escolar.
Agora, na segunda etapa do Ciclo, conservando a intenção de contribuir para as reflexões acerca do papel e das possibilidades formadoras da leitura e a atenção que a questão deve receber nos processos de educação docente escolhemos como caminho a análise de obras literárias e dos elementos que podem daí surgir para que pensemos questões pedagógicas. A cada palestra corresponde a incursão por uma obra da literatura brasileira ou estrangeira e a ênfase num aspecto potencializador dos sentidos educativos. Observa-se aqui duas vertentes pelas quais as análises irão se pautar, pois além dessa dimensão dos potenciais efeitos formadores pretende-se também indicar a dimensão do conhecimento sobre a educação, os professores, os alunos, a historia da educação, da vida escolar e dos processos pedagógicos que as obras podem configurar. Serão levadas em conta na produção das análises os impasses relativos à natureza dos conhecimentos advindos das ficções, das autobiografias e das memórias para as ciências humanas. Igualmente, consideramos as discussões que pretendem que a leitura das obras literárias seja feita exclusivamente de modo literário alijando as dimensões relativas ao conteúdo, ao contexto e ao que está fora do texto (P. Bourdieu). Assim, teremos presente a complexidade da questão, mas a enfrentaremos de modo a sustentar o recurso à literatura como móvel de formação e conhecimento da realidade social, histórica e psicológica. A própria aproximação entre a literatura e a educação tal como proposta neste Ciclo sugere que nos voltemos também para a análise da natureza dos estudos educacionais. Sempre derivados de outras ciências e artes? A indagação fica no horizonte das nossas tentativas de apropriação das obras literárias tal como nos propomos a mostrar.
Agora, na segunda etapa do Ciclo, conservando a intenção de contribuir para as reflexões acerca do papel e das possibilidades formadoras da leitura e a atenção que a questão deve receber nos processos de educação docente escolhemos como caminho a análise de obras literárias e dos elementos que podem daí surgir para que pensemos questões pedagógicas. A cada palestra corresponde a incursão por uma obra da literatura brasileira ou estrangeira e a ênfase num aspecto potencializador dos sentidos educativos. Observa-se aqui duas vertentes pelas quais as análises irão se pautar, pois além dessa dimensão dos potenciais efeitos formadores pretende-se também indicar a dimensão do conhecimento sobre a educação, os professores, os alunos, a historia da educação, da vida escolar e dos processos pedagógicos que as obras podem configurar. Serão levadas em conta na produção das análises os impasses relativos à natureza dos conhecimentos advindos das ficções, das autobiografias e das memórias para as ciências humanas. Igualmente, consideramos as discussões que pretendem que a leitura das obras literárias seja feita exclusivamente de modo literário alijando as dimensões relativas ao conteúdo, ao contexto e ao que está fora do texto (P. Bourdieu). Assim, teremos presente a complexidade da questão, mas a enfrentaremos de modo a sustentar o recurso à literatura como móvel de formação e conhecimento da realidade social, histórica e psicológica. A própria aproximação entre a literatura e a educação tal como proposta neste Ciclo sugere que nos voltemos também para a análise da natureza dos estudos educacionais. Sempre derivados de outras ciências e artes? A indagação fica no horizonte das nossas tentativas de apropriação das obras literárias tal como nos propomos a mostrar.
Público
Alunos de Graduação
Alunos de Pós-Graduação
Professores da Educação Básica
Alunos de Pós-Graduação
Professores da Educação Básica
Programação
Horários e Locais:
10/10/2019 - 14:00 às 17:30 - Sala 109
10/10/2019 - 14:00 às 17:30 - Sala 109
Organização
Juliana de Souza Silva - EDM
Katiene Nogueira da Silva - EDM
Renata Marcílio Cândido
Katiene Nogueira da Silva - EDM
Renata Marcílio Cândido
Inscrições: sem inscrição prévia
Informações
Seção de Apoio Acadêmico
Telefone de contato: 3091-3574
Email de Contato: apoioacadfe@usp.br