Obras literárias e seus efeitos educativos
Período: 13/09/2019 a 13/09/2019
Período: 13/09/2019 a 13/09/2019
Ementa | Resumo
O Ciclo de palestras Obras literárias e seus efeitos (sentidos) educativos propõe a análise de obras literárias na perspectiva de seus eventuais efeitos formadores para os leitores. Articula-se ao ciclo desenvolvido no semestre passado (A formação da
biblioteca pessoal: efeitos refeitos) pelo mesmo grupo de professores e que objetivou
examinar como as nossas leituras vão se integrando desde o início do aprendizado do ler e constituindo bibliotecas pessoais, no sentido físico e figurado, que guiam a nossa
imaginação e percepção da realidade. Objetivou igualmente, favorecer para os futuros
educadores (alunos dos cursos de formação de professores) o conhecimento e a
discussão acerca de formas de lidar com o desenvolvimento do gosto pela leitura como
fonte de prazer e utensílio básico para o aprendizado escolar e não escolar.
Agora, na segunda etapa do Ciclo, conservando a intenção de contribuir para as
reflexões acerca do papel e das possibilidades formadoras da leitura e a atenção que a
questão deve receber nos processos de educação docente escolhemos como caminho a
análise de obras literárias e dos elementos que podem daí surgir para que pensemos
questões pedagógicas. A cada palestra corresponde a incursão por uma obra da literatura brasileira ou estrangeira e a ênfase num aspecto potencializador dos sentidos educativos.
Observa-se aqui duas vertentes pelas quais as análises irão se pautar, pois além dessa
dimensão dos potenciais efeitos formadores pretende-se também indicar a dimensão do conhecimento sobre a educação, os professores, os alunos, a história da educação, da vida escolar e dos processos pedagógicos que as obras podem configurar. Serão levadas em conta na produção das análises os impasses relativos à natureza dos conhecimentos advindos das ficções, das autobiografias e das memórias para as ciências humanas.
Igualmente, consideramos as discussões que pretendem que a leitura das obras literárias seja feita exclusivamente de modo literário alijando as dimensões relativas ao conteúdo, ao contexto e ao que está fora do texto (P. Bourdieu). Assim, teremos
presente a complexidade da questão, mas a enfrentaremos de modo a sustentar o
recurso à literatura como móvel de formação e conhecimento da realidade social,
histórica e psicológica. A própria aproximação entre a literatura e a educação tal como
proposta neste Ciclo sugere que nos voltemos também para a análise da natureza dos
estudos educacionais. Sempre derivados de outras ciências e artes? A indagação fica no
horizonte das nossas tentativas de apropriação das obras literárias tal como nos
propomos a mostrar.
Desse modo, realizaremos as seguintes palestras:
13/09 (6ª feira, às 14h) Fala pouco e bem, ter-te-ão por alguém: a produção de
sentido e a Infância de Graciliano Ramos
Profa. Dra. Katiene Nogueira da Silva (FEUSP)
Comentários: Prof. Dra. Denice Barbara Catani (FEUSP)
Coordenação: Prof. Dra. Juliana de Souza Silva (FEUSP)
03/10 (5ª feira, às 14h00) Isto aqui não é escola, é zoológico. Lá estão os animais:
Morte em tenra idade de Jonathan Kozol e as injustiças e violências promovidas pelo
sistema escolar
Profa. Dra. Juliana de Souza (FEUSP)
Comentários: Prof. Dr. Roni Cleber Dias de Menezes (FEUSP)
Coordenação: Profa. Dra. Katiene Nogueira da Silva (FEUSP)
14/10 (2ª feira, às 14h00) A menina que amanheceu para a vida: o que Clarissa de
Érico Veríssimo tem a nos dizer sobre literatura e formação
Profa. Dra. Patrícia Amparo (FEUSP)
Comentários: Profa. Dra. Renata Marcílio Cândido (Profa. Convidada UNIFESP)
Coordenação: Profa. Dra. Ana Laura Godinho Lima (FEUSP)
23/10 (4ª feira, às 14h00) Doidinho de José Lins do Rego: um mundo em miniatura
da escolarização no Brasil
Prof. Dr. Roni Cleber Dias de Menezes (FEUSP)
Comentários: Prof. Dra. Juliana de Souza Silva (FEUSP)
Coordenação: Profa. Dra. Katiene Nogueira da Silva (FEUSP)
12/11 (3ª feira, às 09h00) O Calvário de uma professora e as lições de uma
modesta educadora paulista: contribuições para pensar a formação e a história
Profa. Dra. Renata Marcílio Cândido (Profa. Convidada UNIFESP)
Comentários: Profa. Dra. Ana Laura Godinho Lima (FEUSP)
Coordenação: Profa. Dra. Patrícia Amparo (FEUSP)
18/11 (2ª feira, às 19h30) Para aprender com uma mestra distante: ler Eu sei por que
o pássaro canta na gaiola, de Maya Angelou
Profa. Dra. Ana Laura Godinho Lima (FEUSP)
Comentários: Profa. Dra. Katiene Nogueira da Silva (FEUSP)
Coordenação: Prof. Dr. Roni Cleber Dias de Menezes (FEUSP)
Data a ser definida Um menino fala de afetos, fala da escola, dos professores,
dos médicos e dos psicólogos. Refletir com o livro Quando tinha cinco anos eu me
matei de Howard Buten
Profa. Dra. Denice Barbara Catani (FEUSP)
Comentários: Profa. Dra. Patrícia Amparo (FEUSP)
Coordenação: Prof. Dr. Roni Cleber Dias de Menezes (FEUSP)
biblioteca pessoal: efeitos refeitos) pelo mesmo grupo de professores e que objetivou
examinar como as nossas leituras vão se integrando desde o início do aprendizado do ler e constituindo bibliotecas pessoais, no sentido físico e figurado, que guiam a nossa
imaginação e percepção da realidade. Objetivou igualmente, favorecer para os futuros
educadores (alunos dos cursos de formação de professores) o conhecimento e a
discussão acerca de formas de lidar com o desenvolvimento do gosto pela leitura como
fonte de prazer e utensílio básico para o aprendizado escolar e não escolar.
Agora, na segunda etapa do Ciclo, conservando a intenção de contribuir para as
reflexões acerca do papel e das possibilidades formadoras da leitura e a atenção que a
questão deve receber nos processos de educação docente escolhemos como caminho a
análise de obras literárias e dos elementos que podem daí surgir para que pensemos
questões pedagógicas. A cada palestra corresponde a incursão por uma obra da literatura brasileira ou estrangeira e a ênfase num aspecto potencializador dos sentidos educativos.
Observa-se aqui duas vertentes pelas quais as análises irão se pautar, pois além dessa
dimensão dos potenciais efeitos formadores pretende-se também indicar a dimensão do conhecimento sobre a educação, os professores, os alunos, a história da educação, da vida escolar e dos processos pedagógicos que as obras podem configurar. Serão levadas em conta na produção das análises os impasses relativos à natureza dos conhecimentos advindos das ficções, das autobiografias e das memórias para as ciências humanas.
Igualmente, consideramos as discussões que pretendem que a leitura das obras literárias seja feita exclusivamente de modo literário alijando as dimensões relativas ao conteúdo, ao contexto e ao que está fora do texto (P. Bourdieu). Assim, teremos
presente a complexidade da questão, mas a enfrentaremos de modo a sustentar o
recurso à literatura como móvel de formação e conhecimento da realidade social,
histórica e psicológica. A própria aproximação entre a literatura e a educação tal como
proposta neste Ciclo sugere que nos voltemos também para a análise da natureza dos
estudos educacionais. Sempre derivados de outras ciências e artes? A indagação fica no
horizonte das nossas tentativas de apropriação das obras literárias tal como nos
propomos a mostrar.
Desse modo, realizaremos as seguintes palestras:
13/09 (6ª feira, às 14h) Fala pouco e bem, ter-te-ão por alguém: a produção de
sentido e a Infância de Graciliano Ramos
Profa. Dra. Katiene Nogueira da Silva (FEUSP)
Comentários: Prof. Dra. Denice Barbara Catani (FEUSP)
Coordenação: Prof. Dra. Juliana de Souza Silva (FEUSP)
03/10 (5ª feira, às 14h00) Isto aqui não é escola, é zoológico. Lá estão os animais:
Morte em tenra idade de Jonathan Kozol e as injustiças e violências promovidas pelo
sistema escolar
Profa. Dra. Juliana de Souza (FEUSP)
Comentários: Prof. Dr. Roni Cleber Dias de Menezes (FEUSP)
Coordenação: Profa. Dra. Katiene Nogueira da Silva (FEUSP)
14/10 (2ª feira, às 14h00) A menina que amanheceu para a vida: o que Clarissa de
Érico Veríssimo tem a nos dizer sobre literatura e formação
Profa. Dra. Patrícia Amparo (FEUSP)
Comentários: Profa. Dra. Renata Marcílio Cândido (Profa. Convidada UNIFESP)
Coordenação: Profa. Dra. Ana Laura Godinho Lima (FEUSP)
23/10 (4ª feira, às 14h00) Doidinho de José Lins do Rego: um mundo em miniatura
da escolarização no Brasil
Prof. Dr. Roni Cleber Dias de Menezes (FEUSP)
Comentários: Prof. Dra. Juliana de Souza Silva (FEUSP)
Coordenação: Profa. Dra. Katiene Nogueira da Silva (FEUSP)
12/11 (3ª feira, às 09h00) O Calvário de uma professora e as lições de uma
modesta educadora paulista: contribuições para pensar a formação e a história
Profa. Dra. Renata Marcílio Cândido (Profa. Convidada UNIFESP)
Comentários: Profa. Dra. Ana Laura Godinho Lima (FEUSP)
Coordenação: Profa. Dra. Patrícia Amparo (FEUSP)
18/11 (2ª feira, às 19h30) Para aprender com uma mestra distante: ler Eu sei por que
o pássaro canta na gaiola, de Maya Angelou
Profa. Dra. Ana Laura Godinho Lima (FEUSP)
Comentários: Profa. Dra. Katiene Nogueira da Silva (FEUSP)
Coordenação: Prof. Dr. Roni Cleber Dias de Menezes (FEUSP)
Data a ser definida Um menino fala de afetos, fala da escola, dos professores,
dos médicos e dos psicólogos. Refletir com o livro Quando tinha cinco anos eu me
matei de Howard Buten
Profa. Dra. Denice Barbara Catani (FEUSP)
Comentários: Profa. Dra. Patrícia Amparo (FEUSP)
Coordenação: Prof. Dr. Roni Cleber Dias de Menezes (FEUSP)
Público
Alunos de Graduação
Alunos de Pós-Graduação
Professores da Educação Básica
Alunos de Pós-Graduação
Professores da Educação Básica
Programação
Horários e Locais:
13/09/2019 - 14:00 às 17:30 - Sala 103
13/09/2019 - 14:00 às 17:30 - Sala 103
Organização
Katiene Nogueira da Silva - EDM
Ana Laura Godinho Lima - EDF
Roni Cleber Dias de Menezes - EDF
Juliana de Souza Silva
Patrícia Amparo
Renata Marcílio Cândido
Comissão Organizadora
Denice Barbara Catani
Ana Laura Godinho Lima - EDF
Roni Cleber Dias de Menezes - EDF
Juliana de Souza Silva
Patrícia Amparo
Renata Marcílio Cândido
Comissão Organizadora
Denice Barbara Catani
Inscrições: sem inscrição prévia
Informações
Seção de Apoio Acadêmico
Telefone de contato: 3091-3574
Email de Contato: apoioacadfe@usp.br