Curso de Extensão: A educação no Renascimento: textos e contextos
Período: 08/11/2019 a 06/12/2019
Este curso tem por finalidade difundir, por meio da contextualização histórica e análise de textos, o projeto pedagógico do humanismo renascentista, os studia humanitatis. O termo humanismus foi cunhado pelo pedagogo alemão Friedrich Immanuel Niethammer, na emergência de pensar um modelo pedagógico que se opusesse ao modelo mais tecnicista do início do século XIX. Ele fazia referência à centralidade que os estudos dos clássicos teve para o Renascimento italiano. Os studia humanitatis consistia num grupo bem definido de disciplinas que incluía a gramática, a retórica, a história, a poesia e a filosofia moral e excluía outras disciplinas mais técnicas e ligadas à escolástica medieval (ainda estudadas nas universidades), tais como a metafísica, a física, a lógica e a matemática, dentre outras. Buscava-se, assim, formar um ser humano integral antes de se especializar em alguma ciência específica.
Alunas e alunos de cursos de pedagogia, comunidade USP e interessados em geral.
08/11/2019 - 09:00 às 12:00 - Sala 121
Comissão de Cultura e Extensão
Cauê Cardoso Polla - EDF
Inscrições de participação: on line pelo site (clique aqui)