Eventos

Evento

 
ESTADO BRASILEIRO: POR QUE CONHECER?
Período: 17/05/2019 a 14/06/2019
Aprender a ler, a alfabetizar-se é, antes de mais nada, aprender a ler o mundo, compreender o seu contexto, não uma manipulação mecânica de palavras, mas uma relação dinâmica que vincula linguagem e realidade (FREIRE, 2006, p. 8).

ESTADO BRASILEIRO: POR QUE CONHECER?

O curso é o resultado de uma parceria entre o Núcleo de Avaliação Institucional da FE-USP e a escola municipal de educação básica Professora Janete Mally Betti Simões, de São Bernardo do Campo/SP. Integrante do NAI-FEUSP desde 2017 na modalidade EJA, esta escola possui entre seus objetivos ampliar os conhecimentos em relação ao Mundo do Trabalho, fortalecendo o diálogo entre alunos, professores e comunidade a partir da experiência cotidiana.
Conforme relatado no Projeto Político Pedagógico da escola, a cada ano amplia-se o número de educandos jovens que não tiveram experiências positivas no ensino fundamental e quando tem idade para frequentar a EJA procuram se matricular nesta modalidade. Parte importante destes jovens vem acompanhada de algum membro da família quando procuram a escola pela primeira vez. Assim, a escola acaba sendo frequentada por estudantes jovens e bem idosos também.
Em aula aberta oferecida pela rede do NAI-FEUSP, em dezembro de 2018, com a temática “EJA e Comunidade”, o palestrante professor Dr. Carlos Rodrigues Brandão fez uma explanação sobre a necessidade de incorporar aspectos da vida cotidiana aos estudantes desta modalidade, como expressão da educação popular.

A Educação Popular supõe que as camadas da população mais marginalizadas e mais pobres se apropriem de um novo saber- instrumento; um saber que pode ser usado diretamente na realização dos objetivos sociais dessas camadas. Muitas vezes é a esse saber de conhecimentos do povo que se dá o nome de cultura popular. (BRANDÃO, 1990, p. 55).

No termino deste encontro, a Coordenadora pedagógica da modalidade EJA, Isabel, propôs que levássemos para a escola este debate sobre a educação popular e a função social da modalidade jovens e adultos. A EJA frequentemente é associada a mão de obra barata numa relação onde é preciso formar para o mercado de trabalho, muitas vezes sedento por profissionais pouco capacitados. Em muitas instituições, serve apenas a este propósito mercantilista e redutor da educação.

Assim, o que buscamos com esta parceria é o fortalecimento de outra lógica de formação do sujeito como cidadão social, político, capaz de refletir sobre seu papel no mundo e reivindicar seu espaço numa sociedade dualista e dividida por classes sociais. Desta forma, o curso pretende contribuir com a formação integral destes sujeitos debatendo, a partir da realidade deles, conceitos sobre a formação do estado brasileiro, a divisão d poderes e suas atribuições institucionais, como a riqueza brasileira é gerada no país, fundos públicos e a sociedade, trabalho e renda e grupos políticos.

FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação, uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Centauro, 2001.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Pensar a Prática: escritos de viagem e estudos sobre a educação. São Paulo: Edições Loyola, 1990.
EMEB Professora Janete Mally Betti Simões. Projeto Político Pedagógico 2019.

DESCRIÇÃO:

A proposta do curso se divide em três aulas, de 2 horas e meia cada, com as seguintes temáticas:

TEMA 1 – Estado brasileiro; como geramos riqueza?
TEMA 2 – Fundo público: como se gasta?
TEMA 3 – Desigualdade e concentração da riqueza no Brasil.

DATAS: 17/05; 31/05 e 14/06 das 19h30 as 22h

LOCAL:EMEB Professora Janete Mally Betti Simões. Rua Dos Vianas, 3520 - Bairro Industrial - São Bernardo do Campo/SP

MINISTRANTES;
Isabel Cristina (doutoranda da FEUSP)
Selene Ferreira de Moraes (auditora-fiscal da Receita Federal do Brasil)
Eduardo Capocci (doutorando FEUSP)
Sônia Kruppa (docente da FEUSP)
Alunos de Educação Básica
Alunos de Graduação
integrantes do Conselho de Escola das instituições parceiras
Professores da Educação Básica
Horários e Locais:
14/06/2019 - 19:30 às 22:00 - Outro local fora da FEUSP - EMEB Professora Janete Mally Betti Simões. Rua Dos Vianas, 3520 - Bairro Industrial - São Bernardo d
Sonia Maria Portella Kruppa - EDA
Isabel Cristina Rodrigues - doutoranda FEUSP
Mariana Camargo Simão - mestranda FEUSP
Inscrições: sem inscrição prévia
Informações
Seção de Apoio Acadêmico
Telefone de contato: 3091-3574
Email de Contato: apoioacadfe@usp.br