Conversa no Quintal: compartilhando as práticas pedagógicas - IV Encontro entre Escolas da Vila Ferreira /NAI-FEUSP
Período: 26/10/2018 a 26/10/2018
“A Cidade, o Urbano são os centros, os lugares privilegiados, os berços do pensamento, da invenção” (Lefebvre, 2013).

Justificativa

Desde 2013, as escolas municipais Marcelo Peres Ribeiro, Padre José Maurício e Profº Florestan Fernandes, localizadas em mesmo quarteirão da Vila Ferreira, em São Bernardo do Campo, com atendimento de creche ao Ensino Fundamental I, têm se articulado para a aproximação de seus profissionais, buscando compreender a organização do território onde estão inseridas e fazendo a discussão e encaminhamento de problemas comuns de seus alunos e famílias.
Dessa aproximação, surgiu a necessidade de aproximar escolas e outros sujeitos/instituições que atuam no território: CRAS, UBS, Conselho Tutelar e instituições assistenciais, o que propiciou o início da construção da Rede de Proteção Social da Vila Ferreira e a indicação de caminhos para um melhor atendimento da comunidade.
Simultaneamente a esse processo, as escolas se integraram ao Núcleo de Avaliação Institucional da Faculdade de Educação da USP (NAI/FEUSP), que atua na articulação de redes de escolas públicas, visando ao fortalecimento de seu projeto político pedagógico e de sua relação com a comunidade, no espaço e no território aonde se situam.
Unindo as escolas aconteceram três encontros de formação, desde 2016. Destes, os dois últimos diretamente acompanhados pelo NAI/FEUSP: o Seminário de Educação “Território de Aprendizagem”, no qual os educadores das escolas municipais do quarteirão puderam conhecer e realizar atividades culturais no espaço das três escolas; o II Encontro entre Escolas: “Base Nacional Comum Curricular – princípios e concepções”, quando as escolas puderam refletir sobre a importância de sua autonomia na organização de sua proposta curricular e, já no início de 2018, o III Encontro entre escolas Vila Ferreira: "Construindo o currículo a partir do território", que tomou o território como disparador das questões a serem trabalhadas pelos alunos, organizadas por meio de projetos. Ainda, em 2018, estagiários do NAI-FEUSP realizaram uma ação formativa na EMEB Profº Florestan Fernandes, realizando um início do levantamento das referências culturais do território.
Dando continuidade a esse processo, no próximo dia 26 de outubro, ocorrerá o IV Encontro “Conversa no quintal – compartilhando práticas pedagógicas”. Construído de forma conjunta com o NAI/FEUSP, este evento será aberto às demais escolas que compõem a Rede/NAI-FEUSP e aos estagiários da FEUSP.
Exposição de trabalhos, oficinas e painéis compartilharão o que está sendo realizado por alunos e professores das escolas do Quarteirão e por outras escolas da Rede/NAI-FEUSP, conforme Programação, a seguir.

PERÍODO DA MANHÃ
7h30 às 8h00 – Café coletivo
8h00 às 9h30 – Compartilhando Práticas entre escolas
9h30 às 10h00 – Atividade Cultural
10h00 às 11h30 – Oficina NAI: Portal CulturaEduca (Inaê Batistoni) Photovoice (Sonia Kruppa e estagiários)
PERÍODO DA TARDE
13h00 às 13h30 – Atividade Cultural
13h30 às 15h30 – Oficina NAI: Territórios escolares em discussão (Escolas da Rede NAI)
15h30 às 16h00 – Café coletivo
16h00 às 17h30 – Compartilhando Práticas entre escolas

 Fortalecer as ações das escolas do Quarteirão de Vila Ferreira
 Ampliar a articulação das escolas do quarteirão com a Rede NAI/FEUSP.
 Possibilitar que os profissionais da educação compartilhem as práticas que estão desenvolvendo com seus alunos e/ou famílias.
 Possibilitar experiências formativas nas quais os profissionais das escolas sejam os protagonistas da ação.
Envolvidos
Todos os profissionais da educação das EMEBs Prof. Florestan Fernandes, José Maurício e Marcelo Peres, estagiários e escolas participantes do NAI/FEUSP.
Aproximadamente 130 profissionais.
Data:26 de outubro de 2018.
Horário: Das 7h30 às 17h30
Local: EMEB Marcelo Peres: café coletivo e apresentação cultural
EMEB José Maurício: apresentação de painel, oficinas e exposição oral.
Professores da Educação Básica
26/10/2018 - 08:00 às 17:30 - Outro local fora da FEUSP - Rua José Dias Donadelli, 505 - Vila Alves Dias, São Bernardo do Campo - SP, 09851-180
26/10/2018 - 08:00 às 17:30 - Outro local fora da FEUSP - EMEBs Marcelo Peres e José Maurício: Rua José Dias Donadelli, 505 - Vila Alves Dias, São Bernardo d
Sonia Maria Portella Kruppa - EDA