II Colóquio Escolas Protagonistas - DESAFIOS NA INCLUSÃO ESCOLAR DE UM ALUNO-SUJEITO: Alfabetização, a criança e seu semelhante, instrumentos de acompanhamento
Período: 02/11/2018 a 03/11/2018
Não são poucos os desafios enfrentados hoje pelas escolas quando se veem diante de crianças com entraves estruturais em sua constituição psíquica.
O aprendizado e a escolarização são atravessados por diferentes barreiras que vão se formando no encontro da criança-aluno com seu modo peculiar de funcionar e o modo como as escolas estão organizadas para ensinar.
As dificuldades começam na entrada da creche, quando os educadores deparam com um bebê-sujeito em desconexão com os outros, e precisam identificar o sofrimento psíquico, intervir e se reinventar em suas práticas como educadores, apostando no potencial terapêutico da boa cena educativa. Na educação infantil os desafios desdobram-se na relação com os colegas, na aquisição da fala, das regras, no brincar e continuam no Ensino Fundamental, no qual a alfabetização, almejada pelos professores e esperada pelos pais, não encontra eco em muitas dessas crianças. O desejo de aprender a ler, a escrever e de conhecer os conteúdos escolares pode estar comprometido e persiste até o Ensino Médio, quando o adolescente terá que enfrentar um tempo novo nos laços com os pares.
Este colóquio, fruto de um ano de trabalho do Lugar de Vida em parceria com escolas inovadoras e a Universidade de São Paulo, discutirá formas de levar esses alunos-sujeito à escola, ao conhecimento e aos outros, apresentando instrumentos de acompanhamento de base psicanalítica como o IRDI e o APEGI, além de outros instrumentos educacionais construídos pelas escolas, que buscam se reinventar a cada ano.
O desafio maior está, porém, na possibilidade mesma de afirmarmos que a inclusão escolar é uma prática consolidada. Será que em nosso momento atual pode-se falar em avanços e conquistas do movimento inclusivo? Ou estaríamos assistindo à circulação de mais uma notícia “fake”, em que o aumento no número de matrículas de crianças em situação de inclusão vem apenas mascarar as velhas e persistentes condutas de exclusão?
psicólogos e coordenadores pedagógicos
Professores da Educação Básica