Roda de Debate: CRIANÇA VIADA TRAVESTI NA ESCOLA
Período: 23/10/2017 a 23/10/2017
INFÂNCIA Vetaram o kit anti-homofobia. Tiraram orientação sexual e identidade de gênero do Plano Nacional de Educação e da Base Nacional Curricular. Fecharam o Queermuseum. E agora ainda liberaram terapias de reorientação sexual, enquanto a transexualidade continua lá no Código Internacional de Doenças.

Um dos quadros que mais incomodou na exposição censurada foi a obra CRIANÇA VIADA, da artista cearense Bia Leite, que trabalha sobre fotos enviadas por internautas de quando eram crianças e desafiavam os estereótipos de masculinidade e feminilidade.

O que mais aterroriza os conservadores anti-"ideologia de gênero" é que se fale para crianças e adolescentes sobre a possibilidade de ser e de viver fora da cis-heteronorma.

São justamente crianças e adolescentes o grupo mais vulnerável a terapias de "reorientação sexual", dependentes material e emocionalmente de famílias ainda majoritariamente homolesbobitransfóbicas.

E a escola, que devia ser lugar seguro, às vezes é onde mora o perigo.

Essa roda de debate é pra falar sobre ORIENTAÇÃO SEXUAL e IDENTIDADE DE GÊNERO na infância e adolescência em ESPAÇOS EDUCATIVOS. Que discursos e práticas são acionadas na escola diante de uma infância que desafia as normas de gênero? E de adolescentes que se assumem LGBT? Como a escola já vem atuando para "curar" quem foge da cis-heterossexualidade? Como estudantes, profissionais de educação, pesquisadoras e ativistas vem lutando pra transformar a escola em um espaço de proteção, conhecimento e liberdade?
23/10/2017 - 18:00 às 22:00 - Auditório FEUSP
Inscrições de participação: somente on line a partir de 10/10/2017 a 20/10/2017 - Vagas esgotadas