Álgebra desde os Anos Iniciais
Período: 22/06/2017 a 22/06/2017
Essa oficina tem como objetivo a discussão acerca do ensino de conceitos relacionados à álgebra desde os anos iniciais do ensino fundamental. A álgebra, como conteúdo do currículo, aparece somente no 7º ano, porém, acreditamos que é bastante produtivo oferecer um vislumbre de noções de álgebra elementar para os alunos desde os anos iniciais, estimulando-os a darem os primeiros passos na direção de um caminho que propicie a eles o desenvolvimento do raciocínio e criando sensibilidade referente ao pensamento algébrico. Esse processo pode se dar de maneira bastante intuitiva, entretanto, fornecer condições sólidas para que, no Ensino Fundamental II, as primeiras concepções mais rigorosas do que compreende o ensino de álgebra na escola básica, sejam compreendidas com menor dificuldade do que se tem detectado. Com isso, não pretendemos tornar formalista o ensino de matemática do Ensino Fundamental I, mas apresentar maneiras que possibilitem a criação de situações que exigem certo grau de pensamento algébrico. A oficina apresentar aos participantes algumas atividades que tratarão das possíveis relações entre aritmética, geometria e álgebra.
alunos de licenciatura em pedagogia ou matemática, professores de matemática e público em geral
22/06/2017 - 14:00 às 18:00 - Sala 123
Zaqueu Vieira Oliveira - EDM