SEMINÁRIOS GPEL: Reforma Educativa, Resistência e Lutas Sociais no México
Período: 24/10/2016 a 24/10/2016
Palestrantes:
"Reforma educativa (2013), Resistências neoliberais e mobilizações da juventude emergente no México"
Héctor Rodolfo Andrade López (Mestrando/CEBRAP) é licenciado em Ciência Política (UAM) e Mestrando em Estudios Latinoamericanos (UNAM), pesquisador das recentes mobilizações juvenis ocorridas no México e no Brasil. Participa de projetos de investigação da Comición Nacional para el Desarrollo de los Pueblos Indígenas (CDI México) e da Universidad Autónoma Metropolitana. Trabalhou como professor de ciências sociais no nível secundário no Instituto Especializado en Estudios Intensivos.
"Movimento Docente e Insurreição em Oaxaca (México)"
João Francisco Migliari Branco (Doutorando FEUSP, GPEL) é bacharel em Ciências Sociais pela FFLCH-USP. Pesquisador do GPEL, Mestre e Doutorando em Estado, Sociedade e Educação pela FE-USP, com os temas Movimento Docente, Poder Político e Lutas Sociais no Sul do México.
***
O presente seminário tem por objetivo apresentar aos participantes pesquisas recentes na área da educação e das mobilizações juvenis e docentes no México relativas à recente reforma educativa proposta pelo governo. Destacam-se as formas de resistẽncia e tensões entre as propostas estatais e a construção e prática pedagógica de povos índios de Oaxaca e jovens das grandes cidades no México.
Essa atividade visa apresentar aos presentes alguns aspectos das políticas educacionais no México e as suas repercussões na sociedade. Pretendemos, assim, incentivar o olhar comparativo entre as lutas e as políticas públicas de educação.
Prof. Responsável: Rodrigo Rosa da Silva (EDA-FEUSP).
Atividade parte da disciplina Educação Comparada (segunda/tarde).
Entrada livre sem necessidade de inscrição.
Certificados para aqueles/as que fizerem inscrição online pelo site da FEUSP: http://www3.fe.usp.br/secoes/inst/novo/eventos/detalhado.asp?num=3051
Organização: GPEL - Grupo de Pesquisa Poder Politico, Educação, Lutas Sociais (GPEL/USP)
estudantes de graduação, professores, movimentos sociais, pesquisadores, secundaristas
24/10/2016 - 14:00 às 18:00 - Auditório FEUSP