O hip-hop e as diásporas africanas na modenridade
Período: 07/12/2015 a 07/12/2015
A ideia é apresentar a coletânea que surgiu a partir da realização do Colóquio Internacional Culturas Jovens Afro-Brasil América: encontros e desencontros, organizado por nossa equipe de pesquisa, que tem se debruçado sobre o papel fundamental do hip-hop na educação, concebendo-o não apenas como movimento estético com forte conotação política, mas também como estratégia fundamental de ensino, ou melhor, de formação para a juventude periférica. Nesta coletânea, procuramos manter esse mesmo espírito do Colóquio, além de reunir alguns dos temas abordados em torno dos seguintes eixos centrais, que nortearam a divisão do livro em três partes: a singularidade e a universalidade do hip-hop: potência crítica urbana; cultura afro-popular e as formas de resistência política; oralidade, tradição e educação. A reelaboração de culturas e identidades construídas a partir dos processos desencadeados pelas diásporas do passado e dos novos fluxos populacionais verificados no contexto pós-colonial constitui o núcleo das reflexões colocadas neste livro. Trata-se de uma produção que aborda os desdobramentos, de natureza estética e política, das diásporas africanas em diversas partes do mundo e suas conseqüências para a formação das populações historicamente prejudicadas, em particular dos afro-descendentes, moradores das periferias das metrópoles. Sua contribuição foi trazer uma diversidade de olhares a partir de diferentes campos do conhecimento, envolvendo a filosofia, a sociologia, a antropologia, a etno-musicologia e educação.
, estudantes de graduação e pós-graduação e professores da rede pública, , , estudantes de graduação e pós-graduação, professores, , alunos da graduação e da pós e professores da rede, estudantes de graduação e pós-graduação e professores da rede pública,
07/12/2015 - 18:00 às 22:00 - Auditório EA
Mônica Guimarães Teixeira do Amaral - EDF