Viagens, museus e cartografia na Amazônia Setecentista: aspectos da vida e obra de Alexandre Rodrigues Ferreira (1756-1815)
Período: 17/09/2015 a 17/09/2015
O naturalista baiano Alexandre Rodrigues Ferreira (1756-1815) deixou um grande legado em suas múltiplas atividades desenvolvidas no período colonial brasileiro. Formado em Filosofia Natural pela Universidade de Coimbra, o discípulo de Domingos Vandelli é bastante conhecido pela realização da Viagem Filosófica que percorreu mais de 39 mil km pela Amazônia e Mato Grosso durante nove anos. Neste período, elaborou mais de cem textos etnográficos, zoológicos, botânicos e geográficos, descrevendo em minúcias o processo de colonização portuguesa na Amazônia e os produtos naturais para o fomento da agricultura, da mineração e da indústria colonial. Ao retornar a Lisboa, tornou-se o administrador do Real Museu e Jardim Botânico da Ajuda, onde conciliava suas funções administrativas com intenso esforço de organização e sistematização do material recolhido na viagem para publicação de sua obra. Infelizmente, tal empreendimento não chegou a concretizar-se, contribuindo para o anonimato do personagem em nossa história. A amplitude das investigações do naturalista demandou o envolvimento de outros profissionais, como os desenhistas que o acompanhavam na viagem e os engenheiros das Comissões Demarcadoras do Fronteiras, resultando na elaboração de mais de mil desenhos e considerável acervo cartográfico. Além disso, suas influências na administração colonial resultaram na criação do primeiro jardim Botânico em Belém.
A proposição desta mesa redonda celebra os duzentos anos após a morte de Alexandre Rodrigues Ferreira, com um debate interdisciplinar evidenciando suas colaborações para o desenvolvimento da ciência, das artes e da cartografia no período colonial brasileiro, empreendimentos condicionados ao movimento das Viagens Filosóficas e à constituição dos museus de história natural e dos jardins botânicos em Portugal e no Brasil.
A mesa redonda será composta por:
Nelson Sanjad (Museu Paraense Emílio Goeldi)
Alexandre Rodrigues Ferreira nos museus de história natural metropolitanos e jardins botânicos coloniais
Iris Kantor (FFLCH-USP)
Viagens Filosóficas e Expedições demarcadoras: difusão do conhecimento cartográfico
Ermelinda Pataca (FE-USP)
Imagens, textos e coleções na Viagem Filosófica de Alexandre Rodrigues Ferreira
Professores, pesquisadores, alunos
17/09/2015 - 14:00 às 18:00 - Auditório FEUSP
Ermelinda Moutinho Pataca - EDM
Inscrições de participação: somente on line a partir de 31/08/2015 a 16/08/2015
Inscrições com submissão de trabalhos: a partir de