Simpósio sobre Divulgação Científica na sala de aula: perspectivas e possibilidades
Período: 15/05/2014 a 16/05/2014
O Simpósio “Divulgação Científica na sala de aula: perspectivas e possibilidades” é uma iniciativa do Núcleo de Pesquisa e Inovação em Ensino de Ciências (NAPIEC) da USP com vistas a subsidiar a pesquisa sobre os fenômenos relacionados aos processos de ensino e aprendizagem escolares. Nesse sentido, o foco do debate nas reuniões e encontros será estabelecer relações entre a Divulgação Científica (DC) e os contextos de sala de aula de Ciências. Uma das motivações do NAPIEC foram os resultados da experiência de um curso de especialização para professores de Ciências da Natureza de São Paulo que mobilizou mais de 1400 cursistas. Entre os resultados, a análise de milhares de planos de ensino indicou farta presença de materiais de DC, em diferentes suportes, propósitos e gêneros. Algumas questões emergentes nesse contexto dirigem-se aos propósitos de uso dos materiais instrucionais, assim como a tipologia de suportes e gêneros empregados pelos professores-cursistas. Tendo em vista o histórico de contribuições das pesquisas sobre DC no Ensino de Ciências, o Simpósio será uma oportunidade de aprofundar os estudos e motivar novas colaborações entre os participantes, bem como discutir as relações entre a DC e a sala de aula de Ciências da Natureza em três diferentes aspectos, a apropriação do gênero da DC pelo professor, a mediação da DC no processo de aprendizagem e a função da DC no planejamento escolar.
Alunos de Pós-Graduação e pesquisadores da área de Ensino de Ciências
15/05/2014 - 08:00 às 18:00 - Sala 114 (Pós-Graduação)
16/05/2014 - 08:00 às 18:00 - Sala 114 (Pós-Graduação)
Marcelo Giordan Santos - EDM