Período: 12/11/2013 a 12/11/2013
Com o intuito de estimular o intercâmbio acadêmico entre pesquisadores que estudam o pensamento de Michel Foucault, o "I Encontro de Pesquisa Michel Foucault entre Pesquisadores em Educação (FEUSP) e o Grupo de Pesquisa Michel Foucault (PUC/SP)" pretende ser uma ocasião profícua de diálogo e debate entre um grupo de pós-graduandos vinculados à Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP) e o Grupo de Pesquisa Michel Foucault do Departamento de Filosofia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
O objetivo do evento consiste em aprofundar tanto a leitura de textos desse pensador, quanto pesquisas baseadas em seus procedimentos analíticos e empíricos. Nesse sentido, entende-se que há três formas principais de leitura e apropriação das obras de Foucault: a primeira se caracterizaria pelo comentário e pela interpretação de seus textos; a segunda teria por objetivo a continuidade de seus trabalhos de pesquisa e a aplicabilidade de seus conceitos em diferentes contextos; já a terceira se preocuparia em compreender seus procedimentos de pesquisa visando à problematização de outros objetos e realidades. A partir da premissa de que as três formas são legítimas e se implicam mutuamente, a intenção é partilhar e discutir estudos que vem sendo realizados a partir delas, dando evidência às dificuldades, às diferentes apropriações e aos saldos originários das leituras dos conceitos e procedimentos foucaultianos em dissertações e teses concluídas ou em andamento.
O Encontro ocorrerá nos dias 12 (na FEUSP) e 13 (na PUC-SP) de novembro de 2013 e contará com mesas compostas por pesquisadores de ambos os grupos envolvidos. A assistência será aberta ao público em geral.
Alunos e professores de programas de Graduação e Pós-Graduação em Educação ou em áreas relacionadas
12/11/2013 - 08:00 às 17:30 - Auditório FEUSP
Júlio Roberto Groppa Aquino - EDF