XII Seminário de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa (XII SMELP) - Biblioteca Escolar e Sala de Leitura: usuários, acervos e ambientes de interação midiática
Período: 21/11/2013 a 23/11/2013
Período: 21/11/2013 a 23/11/2013
Ementa | Resumo
Desde 2002, a área de Linguagem do curso de Licenciatura da FEUSP organiza o Seminário de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa (SMELP) que, neste ano de 2013,
encontra-se em sua 12ª edição. A finalidade do evento é promover a socialização dos trabalhos resultantes dos estágios dos futuros professores e o intercâmbio entre esses licenciandos e docentes de educação infantil (EI), ensino fundamental I e II (EF I eEF II), ensino médio (EM), educação de jovens e adultos (EJA) e ensino superior (ES), além de propor novas reflexões sobre formação inicial e contínua de professores de língua materna. Os SMELPs têm conseguido cumprir esses objetivos por meio das jornadas que incluem palestras, mesas-redondas, sessões coordenadas, comunicações, oficinas e minicursos.
Neste ano de 2013, o XII SMELP se propõe a discutir o tema dos ambientes de leitura na escola, seja nas bibliotecas constituídas, seja nas salas de leitura, enfocando também outras modalidades de organização de acervo e de ambientes voltados para o público em idade escolar.
Esses espaços e acervos têm qualidade e objetivos diversos e necessitam ser discutidos e confrontados com as novas mediações e práticas de leitura contemporâneas. Por isso, o
XII SMELP busca congregar educadores em exercício e em formação para discutir propostas que fortaleçam a constituição dos educadores como leitores, resultando numa atuação adequada nesses ambientes, com melhor utilização dos recursos e suportes já disponíveis neste início do século XXI.
Objetivos
Os principais objetivos dos seminários têm sido:
Discutir resultados de pesquisas e de novas experiências no campo da Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa;
Identificar e ampliar possibilidades de cooperação entre as universidades brasileiras;
Identificar e ampliar possibilidades de cooperação entre a universidade e a escola básica no que tange ao ensino e à aprendizagem de língua materna no âmbito das novas tecnologias de informação e comunicação além da interação com as diferentes linguagens artísticas;
Promover a socialização dos trabalhos resultantes dos estágios dos alunos de graduação;
Promover o intercâmbio entre estudantes e professores de educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, educação de jovens e adultos e ensino superior;
Propor novas reflexões sobre formação inicial e contínua de professores de Língua Portuguesa;
Discutir novas demandas e novas perspectivas de abordagens para o ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa, Literatura e Linguística;
Dar visibilidade às novas abordagens e perspectivas oriundas da pesquisa universitária (nos níveis da graduação e da pós-graduação), das atividades dos estagiários e das experiências de ensino, concernentes tanto a textos literários como a textos informativos.
encontra-se em sua 12ª edição. A finalidade do evento é promover a socialização dos trabalhos resultantes dos estágios dos futuros professores e o intercâmbio entre esses licenciandos e docentes de educação infantil (EI), ensino fundamental I e II (EF I eEF II), ensino médio (EM), educação de jovens e adultos (EJA) e ensino superior (ES), além de propor novas reflexões sobre formação inicial e contínua de professores de língua materna. Os SMELPs têm conseguido cumprir esses objetivos por meio das jornadas que incluem palestras, mesas-redondas, sessões coordenadas, comunicações, oficinas e minicursos.
Neste ano de 2013, o XII SMELP se propõe a discutir o tema dos ambientes de leitura na escola, seja nas bibliotecas constituídas, seja nas salas de leitura, enfocando também outras modalidades de organização de acervo e de ambientes voltados para o público em idade escolar.
Esses espaços e acervos têm qualidade e objetivos diversos e necessitam ser discutidos e confrontados com as novas mediações e práticas de leitura contemporâneas. Por isso, o
XII SMELP busca congregar educadores em exercício e em formação para discutir propostas que fortaleçam a constituição dos educadores como leitores, resultando numa atuação adequada nesses ambientes, com melhor utilização dos recursos e suportes já disponíveis neste início do século XXI.
Objetivos
Os principais objetivos dos seminários têm sido:
Discutir resultados de pesquisas e de novas experiências no campo da Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa;
Identificar e ampliar possibilidades de cooperação entre as universidades brasileiras;
Identificar e ampliar possibilidades de cooperação entre a universidade e a escola básica no que tange ao ensino e à aprendizagem de língua materna no âmbito das novas tecnologias de informação e comunicação além da interação com as diferentes linguagens artísticas;
Promover a socialização dos trabalhos resultantes dos estágios dos alunos de graduação;
Promover o intercâmbio entre estudantes e professores de educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, educação de jovens e adultos e ensino superior;
Propor novas reflexões sobre formação inicial e contínua de professores de Língua Portuguesa;
Discutir novas demandas e novas perspectivas de abordagens para o ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa, Literatura e Linguística;
Dar visibilidade às novas abordagens e perspectivas oriundas da pesquisa universitária (nos níveis da graduação e da pós-graduação), das atividades dos estagiários e das experiências de ensino, concernentes tanto a textos literários como a textos informativos.
Público
alunos, professores e profissionais da educação
Programação
Horários e Locais:
21/11/2013 - 08:00 às 22:00 - Auditório FEUSP
21/11/2013 - 08:00 às 22:00 - Sala 137
22/11/2013 - 08:00 às 22:00 - Auditório FEUSP
22/11/2013 - 08:00 às 22:00 - Sala 137
23/11/2013 - 08:00 às 22:00 - Auditório FEUSP
21/11/2013 - 08:00 às 22:00 - Auditório FEUSP
21/11/2013 - 08:00 às 22:00 - Sala 137
22/11/2013 - 08:00 às 22:00 - Auditório FEUSP
22/11/2013 - 08:00 às 22:00 - Sala 137
23/11/2013 - 08:00 às 22:00 - Auditório FEUSP
Organização
Neide Luzia de Rezende - EDM
Comissão Organizadora
Alex Fabiano Nogueira
Claudemir Belintane
Claudia Riolfi
Elaine Cristina Barrelo
Émerson di Pietri
Estéfano Vitagliano
Lina Flexa
Luana Cristina Rodrigues de Sousa Oliveira
Núbia Rinaldini
Renata Asbahr
Sandoval Nonato Gomes-Santos
Sandra Sartoris
Valdir Barzotto
Comissão Organizadora
Alex Fabiano Nogueira
Claudemir Belintane
Claudia Riolfi
Elaine Cristina Barrelo
Émerson di Pietri
Estéfano Vitagliano
Lina Flexa
Luana Cristina Rodrigues de Sousa Oliveira
Núbia Rinaldini
Renata Asbahr
Sandoval Nonato Gomes-Santos
Sandra Sartoris
Valdir Barzotto
Inscrições de participação: somente on line
a partir de 21/09/2013 a 21/11/2013
Valores da Inscrição
Categoria | Data de início | Datas limite |
Alunos de graduação da USP (c/ comprovante) | 21/09/2013 | Pagto. até 23/11/2013 - Gratuíto |
Alunos de graduação de fora da USP (c/ comprovante) | 21/09/2013 | Pagto. até 23/11/2013 - Valor: R$ 35,00 |
Alunos de pós-graduação (c/ comprovante) | 21/09/2013 | Pagto. até 23/11/2013 - Valor: R$ 40,00 |
Outros | 21/09/2013 | Pagto. até 23/11/2013 - Valor: R$ 50,00 |
Professores das escolas públicas de educação básica (c/ comprovante) | 21/09/2013 | Pagto. até 23/11/2013 - Gratuíto |
Professores-pesquisadores universitários (c/ comprovante) | 21/09/2013 | Pagto. até 23/11/2013 - Valor: R$ 45,00 |
Inscrição online encerrada.
Inscrições com submissão de trabalhos: a partir de 13/09/2013 a 11/11/2013
Informações
Seção de Apoio Acadêmico
Telefone de contato: 3091-3574
Email de Contato: apoioacadfe@usp.br