1º Colóquio Internacional Hannah Arendt
Período: 05/11/2013 a 07/11/2013
O I Colóquio Internacional Hannah Arendt é um evento organizado pelo Grupo de Estudos sobre Educação e o Pensamento Contemporâneo (GEEPC), da Faculdade de Educação da USP.No ano de 2009, foi realizado um encontro local na Faculdade de Educação da USP intitulado “Colóquio Hannah Arendt: Educação e o Mundo Moderno”.
Neste ano, tendo em vista o princípio da cooperação acadêmica, bem como o desafio de se promover o intercâmbio e a divulgação da produção científica no âmbito das humanidades e, em especial, dos estudos sobre os fundamentos da educação, propõe-se a reunião de pesquisadores de diferentes áreas, que possuem em comum o estudo da obra de Hannah Arendt. O intuito de tal encontro é propiciar o debate, a divulgação e o estabelecimento de uma rede de relações recíprocas de produção de conhecimento e compartilhamento de reflexões acerca do pensamento arendtiano e dos estudos sobre educação.
O conceito de educação e a discussão sobre sua significância são discutidos por Arendt no texto “A crise na educação”. Neste ensaio, a autora parte da reflexão sobre os impasses do sistema educacional norte-americano no final da década de 50, bem como da análise das bases que o fundamentam para refletir sobre a crise na educação moderna. Embora tenha como pano de fundo a educação nos Estados Unidos da América, o texto citado constitui uma tentativa de compreensão sobre a crise geral do mundo moderno e sua instauração no âmbito educacional, tal como, se propõe a apresentar uma concepção sobre o sentido da atividade educativa sobre as novas gerações.
Estudantes de Pós-Graduação, Estudantes de Graduação, Professores da Rede Pública e Demais Interessados.
05/11/2013 - 08:00 às 22:00 - Auditório FEUSP
06/11/2013 - 08:00 às 22:00 - Auditório FEUSP
07/11/2013 - 08:00 às 22:00 - Auditório FEUSP
José Sérgio Fonseca de Carvalho - EDF