Estudantes de ETEC visitam cidade universitária

No dia 11 de abril, estudantes do ensino médio da ETEC Pirituba (Profa. Dra. Doroti Quiomi R. Toyohara) vieram conhecer o campus Butantã da cidade universitária. A ETEC Pirituba compõe o Guia de Escolas do Programa de Formação de Professores da Faculdade de Educação e a coordenadora, professora Tuca, solicitou às educadoras a mediação para a visita dos estudantes ao campus. Considerando a importância da relação com as escolas que recebem os estagiários da FEUSP, as educadoras organizaram e acompanharam a visita dos estudantes.

Em um roteiro percorrido a pé, os estudantes passaram pelo CEPEUSP, CRUSP, Bandejão, ECA, FEA, FFLCH, Biblioteca Brasiliana, MAC e FE. Em uma parada mais detida na ECA, além de conhecer os departamentos, apresentados pela estudante de Licenciatura em Música, Mariana Ceres, e pelo estudante de Jornalismo Marcos Hermanson, os estudantes apreciaram uma parte do ensaio do coral, conduzido pelo professor Marco Antonio da Silva Ramos, docente responsável pela disciplina de Canto Coral.

Durante o trajeto, além de informações sobre os institutos e cursos, as educadoras conversaram com os estudantes sobre as ações de apoio estudantil existentes na universidade e as diferentes possibilidades que estudar na universidade pública propicia a seus alunos.

Ao final da visita, os estudantes relataram como se sentiram motivados a prestar o vestibular para a USP e a coordenadora ressaltou o que uma atividade como essa pode representar na vida desses jovens.

Recepção dos estudantes na frente do portão de pedestres da estação cidade universitária.
Apresentação da Biblioteca da ECA pela funcionária Marina Macambira e do Centro Acadêmico pelo estudante Marcos Hermanson.
Aula de Canto Coral com o professor Marco Antonio da Silva Ramos.
Estudantes conhecem prédio da Ciências Sociais/Filosofia e educadoras apresentam cursos da FEA.
Na Faculdade de Educação, educadoras situam o percurso da visita no mapa do campus.

Texto: Jany Elizabeth Pereira e Sandra Torquato Bronzate

Fotos: Gislaine de Oliveira