Estágios

Informes da Comissão de Estágios, Estudos Independentes e TCC

MUDANÇAS E NOVOS PROCEDIMENTOS REFERENTES AO TERMO DE COMPROMISSO E À FICHA DOS ESTÁGIOS CURRICULARES  DA PEDAGOGIA E DAS DEMAIS LICENCIATURAS  

 

TERMO DE COMPROMISSO 

Até o momento, os Termos de Compromisso eram disponibilizados em formato pdf por nome do docente. A partir desse semestre, entrará em vigor um modelo de Termo de Compromisso em arquivo protegido. O Termo encontra-se disponível na página da FEUSP, no campo Documentos do Estágio Curricular. A Comissão recomenda o seguinte procedimento aos docentes: ao iniciar o semestre letivo, solicitar que cada aluno acesse o Termo de Compromisso (verificando qual modelo se aplica à sua situação), complete os dados do Termo, imprima e traga ao professor para colher sua assinatura antes de entregá-lo em seu contexto de estágio. A mudança incide, portanto, somente no preenchimento dos dados pelo aluno, o que passa a ocorrer antes da impressão do documento. Os demais procedimentos relativos à coleta de assinatura da/o docente e entrega na instituição para início do estágio permanecem os mesmos.

 

FICHA DE ESTÁGIO  

Com o objetivo de facilitar para alunos e professores o registro das Fichas de Estágio, a Comissão de Estágios, Estudos Independentes e TCC criou alternativas que otimizam esse processo. Vale a pena salientar que elas não interferem nas proposições/encaminhamentos dos estágios e formas de preenchimento dessas Fichas, recaindo exclusivamente na entrega desses documentos.
A proposta desta Comissão, doravante, é de que as Fichas de Estágio deverão ser registradas on-line. Elas não mais serão copiadas pelos estudantes, reunidas pelos professores e entregues aos educadores. De agora em diante, segundo a nova proposta de registro, cabe:

I – ao professor

a) assinar as Fichas de Estágio;

II – ao aluno

a) preencher o formulário on-line específico;
b) anexar a imagem de sua Ficha de Estágio preenchida e assinada.

O formulário já pode ser acessado em: Registro da Ficha de Estágio .

Este formulário permite registrar de forma rápida e simples as várias atividades e instituições nas quais os estágios de nossos estudantes são realizados.
Contando com os recursos das novas tecnologias, espera-se agilizar o trabalho de alunos e professores. No segundo semestre de 2018 algumas turmas já utilizaram, em projeto piloto, essa ferramenta, que se mostrou ágil e segura. O intuito agora é ampliar essa alternativa para todos os alunos da FEUSP que realizarão estágio.
Agradecemos desde já a colaboração de todos e estamos disponíveis no caso de dúvidas ou sugestões.