Estágios

Clube da Matemática, Ciências e Geografia

Docentes Responsáveis:

Prof. Manoel Oriosvaldo de Moura – modmoura@usp.br – Sala 126 (bloco A)

Profa. Ermelinda Moutinho Pataca – ermelinda.pataca@gmail.com – Sala 109 (bloco A)

Profa. Lucia Helena Sasseron – sasseron@usp.br – Sala 129 (bloco A)

Profa. Martha Marandino – marmaran@usp.br – Sala 134 (bloco A)

Profa. Paula Cristiane Strina Juliasz – paulacsj@usp.br – Sala 115 (bloco A)

Profa. Sonia Maria Vanzella Castellar – smvc@usp.br – Sala 115 (bloco A)

Profa. Sueli Fanizzi – sfanizzi@usp.br – Sala 119 (bloco A)

Prof. Vinicio de Macedo Santos – vms@usp.br – Sala 126 (bloco A)

Prof. Zaqueu Vieira Oliveira – z.zaqueu@usp.br – Sala 128 (bloco A)

Educador responsável do Programa de Formação de Professores:

Afonso Martins Andrade – afonso@usp.br – Sala 10 (bloco B)

O Clube de Matemática é um projeto de estágio da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP) para alunos da Pedagogia e da Licenciatura em Matemática. Desenvolvido desde 1999 no Laboratório de Matemática, o Clube de Matemática consiste em um espaço em que os estagiários interagem entre eles e com alunos da Escola de Aplicação da FEUSP, no desenvolvimento de propostas de ensino.

Desde 2010 o Clube de Matemática passou a acolher aos alunos e as disciplinas de Metodologia de Ensino de Ciências e Geografia. O principal objetivo deste projeto é criar no Laboratório de Matemática da FEUSP um ambiente de discussão sobre questões de sala de aula e de pesquisa teórico/prática relacionadas à educação destas três disciplinas de maneira disciplinar e interdisciplinar.

Dada a nova configuração do Clube, com a participação de outras metodologias, tornou-se essencial a criação de uma estrutura mais permanente que possa dar suporte às atividades de estágio que ali se realizam. Desta maneira e considerando o elevado número de atividades desenvolvidas nos semestres, em 2015 os docentes responsáveis solicitaram um educador funcionário (área de Matemática) do Programa de Formação de Professores, que juntamente com um monitor bolsista fossem capazes de orientar a elaboração e aplicação das atividades planejadas pelos estagiários.

Você também pode ver outras ações do Clube de Matemática, Ciências e Geografia no portal do LABEDUC (Laboratórios da Faculdade de Educação da USP) e no LABMAT (Laboratório de Matemática)

Clube de Matemática (vídeo)

CMCG_Calendário2016.1

CMCG_Calendário2016.2