Encontro com escolas públicas da rede municipal debate mudanças em suas propostas curriculares

Escolas apresentam suas propostas curriculares.

Na última quarta-feira, 08/11, ocorreu na FEUSP o debate “Outros tempos e espaços: a escola propõe seu currículo” com a equipe gestora, professor@s e estudantes das EMEFs Antônio Duarte de Almeida, João Pinheiro e Presidente Campos Salles.

No debate, organizado pelas educadoras do Programa de Formação de Professoras da FEUSP, as escolas apresentaram as alterações realizadas em suas propostas curriculares referentes à organização do tempo das aulas, às propostas didáticas, à formação dos professores e à participação dos estudantes, dentre outras.  As três escolas, a partir de um diagnóstico comum da dificuldade na aprendizagem dos estudantes e da fragmentação das aulas, apresentaram diferentes soluções que estão sendo implementadas pela comunidade escolar.

Professor@s, equipe gestora, estudantes, pesquisador@s e membros de secretarias e diretorias de ensino de São Paulo e de outros municípios que participaram do evento discutiram os desafios e as possibilidades de diferentes formatos de organização do currículo por escolas que buscam alternativas pedagógicas a organizações curriculares que não mais respondiam às suas necessidades.

A professora Claudia Galian, que participou como debatedora, parabenizou o trabalho desenvolvido pelas EMEFs e ressaltou a importância de que as discussões sobre as propostas curriculares contemplem tanto as questões metodológicas quanto a problematização sobre quais conteúdos devem ser trabalhados junto aos estudantes, considerando as orientações curriculares das redes e o projeto político pedagógico das escolas.

Escolas apresentam suas propostas curriculares.

Professora Cláudia Galian dialoga com questões expostas pelas escolas.

Docente da FEUSP participa do debate com o público.

Estudante da EMEF Antônio Duarte de Almeida fala sobre a mudança curricular da perspectiva dos estudantes.

O evento foi filmado e uma síntese será disponibilizada na página da FEUSP.

Texto: Marina Capusso

Fotos: Gislaine de Oliveira