Educação em tempos de isolamento

Infantil e Juvenil

 

Anna Cecília Cruz

Os desejos de Zoe

Arte e Movimento – Escola de Aplicação – Ensino Fundamental I

Os professores de Arte e Educação Física da Escola de Aplicação da FEUSP elaboraram o blog Arte Movimento. O intuito deste espaço é propor atividades para serem feitas, pelos estudantes do Fundamental I, durante o período de atenção e cuidados devido ao coronavírus. Toda semana postaremos algumas atividades novas.

Biancha Angelucci

Fórum Mineiro de Educação Infantil – FMEI; Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infâncias e Educação Infantil da Faculdade de Educação da UFMG – NEPEI/FaE/UFMG. Carta às meninas e aos meninos em tempos de COVID-19.

Departamento de Nutrição da Universidade Federal do rio Grande do Norte. Vamos brincar de cozinhar? Dicas de receitas para serem realizadas com crianças.

Estéfi Machado. Kit de sobrevivência para uma quarentena brincante.

Espaço Democrático – Escola de Aplicação – Ensino Fundamental I

Crianças da Escola de Aplicação do Ensino Fundamental I elaboraram suas reflexões sobre esse momento peculiar e transformaram num vídeo.


Fabiana Andréa Dias Jacobik

Leitura de livros:

O filho mudo do fazendeiro

Os Fantásticos Livros Voadores de Modesto Máximo

José Augusto Rezende de Souza

O material está em inglês e foi pensado para os alunos de inglês do EM da Escola de Aplicação, mas serve para todos. 
A ideia do material é acolher, provocar sorrisos e descontração. 

Short messages

Karen Scavacini e Lisa Damour

A UNICEF lançou um artigo para adolescentes com dicas de como cuidar da saúde mental durante o surto de Covid-19. As estratégias apresentadas foram sugeridas pelas psicólogas Karen Scavacini e Lisa Damour.

Como adolescentes podem proteger sua saúde mental durante o surto de coronavírus (Covid-19)

Márcia Gobbi

Vídeo produzido pelo Grupo de pesquisa crianças, práticas urbanas, gênero e imagens, coordenado pela Profa. Márcia Gobbi da FEUSP.

Ipiranga contra o Coronavírus.

Animação produzida a partir dos desenhos das crianças da ocupação Prestes Maia para divulgar informações sobre o coronavírus.

Prestes Maia contra o coronavírus.

Mônica Correia Baptista

O Fórum Mineiro de Educação Infantil da FAE/UFMG e o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil e Infâncias – NEPEI, da Faculdade de Educação da UFMG, produziram uma carta dirigida as crianças para falar do Covid19. Onze ilustradores se envolveram nesse projeto e o resultado é essa publicação virtual que pode ser livremente compartilhada. O texto original, de autoria de Mônica Correia Baptista, é inspirado na Carta  para a los niños y niñas en este momento de crisis, de Carla infanta e Isídora Lobo escrito para explicar às crianças sobre as manifestações que ocorreram recentemente naquele país.

Natália Tazinazzo

ONG Plan International

A ONG Plan International, disponibilizou o pdf de um livro com diversas brincadeiras para crianças de 0 a 6 anos, que podem ser feitas em casa no período de quarentena, chamado Cardápio de Brinquedos e Brincadeiras, com o objetivo de sugerir atividades que incentivem a criatividade e criem um ambiente leve e afetuoso.

Cardápio de Brinquedos e Brincadeiras: Diversão para as Crianças Durante a Quarentena

Programa Integridade da Escola de Aplicação

O Programa Integridade da EA, composto por Andrea Pirani, Kamila Rumi Toyofuki, Lilian Cristina de Barros e Lindiane Moretti, compartilha os vídeos:

O medo e o tempo

Uma curta história sobre Buda e a calma

Reginaldo Tomé de Araújo

Narração do contador de histórias:

O capitão e o moço de Alessandro Frezza

Frederico de Leo Lionni