Cultura e Extensão

Proposição de cursos de extensão

Procedimentos para submissão de propostas de cursos de extensão sem convênios (somente para docentes da FEUSP)

1) tomar ciência da RESOLUÇÃO CoCEx Nº 7897, DE 02 DE DEZEMBRO DE 2019, que estabelece normas sobre os Cursos de Extensão Universitária da USP;
2) observar, em especial, as caracterizações de cargas horárias, requisitos para público-alvo e atualização de Pareceres CERT;
3) procurar seu Departamento e cadastrar o curso no Sistema Apolo, com auxílio do(a) Secretário(a) (já treinado para esse fim);
4) docentes de outros departamentos deverão anexar anuência da respectiva chefia, assim como demais funcionários(as) da USP;
5) anexar, quando couber, justificativas (de ministrante externo, de carga horária etc) e currículos dos ministrantes externos;
6) submeter a “Caracterização Acadêmica”, por meio do Sistema Apolo, ao Conselho ou Chefia de seu Departamento e
7) encaminhar a “Caracterização Acadêmica” à Secretaria da CCEx FEUSP, com a anuência do Departamento, via sistema Apolo

Obs.: para os cursos que envolvam custeio financeiro, também deve ser preenchido formulário de Caracterização Financeira no próprio sistema Apolo.

Os cursos de difusão, atualização e aperfeiçoamento devem ser apreciados pela CCEx-FE, sobre as limitações normativas e implicações institucionais para serem homologados pela própria Comissão,  a última instância de aprovação é a CCEx. Para tanto o prazo de 40 dias para entrada da proposta na CCEx deve ser respeitado.

Os cursos de especialização, cursos de qualquer natureza que tenham convênio ou cursos EAD devem dar entrada na PRCEU (devidamente aprovado pelas instâncias da FE: departamentos, CCEX e Congregação) com 4 meses de antecedência do seu início, sugerimos entregar a proposta na CCEx com 6 meses de antecedência devido aos tramites internos na Unidade.

Todos os cursos devem ser cadastrados no Sistema Apolo e nenhum poderá começar sem as devidas aprovações, sob pena de não ter os certificados emitidos pela PRCEU.

Detalhamento da natureza dos cursos de extensão

Curso de Especialização: O Curso de Especialização é uma modalidade de pós-graduação lato sensu, com duração mínima de 360 horas. Deve ser constituído como um sistema organizado de uma ou mais disciplinas, que visa a qualificar profissionais em campo determinado de conhecimento. De natureza técnico-profissional, possibilita aos interessados aprofundar seus conhecimentos e competências em uma determinada área, aprofundando o ensino de graduação.

Curso de Aperfeiçoamento: Com carga-horária mínima de 180 horas, o Curso de Aperfeiçoamento é um sistema organizado de uma ou mais disciplinas, ministrado somente a alunos graduados, com o objetivo de ampliar conhecimentos em campos específicos da atividade profissional.

Curso de Atualização: Visa difundir o progresso do conhecimento em determinadas áreas ou disciplinas. Com carga horária mínima de 30 horas, é destinado aos interessados em rever e aprimorar suas atividades profissionais, além de interagir com profissionais da área. São destinados a quem deseja ampliar conhecimentos em sua área de interesse ou conhecer novas áreas de atuação, melhorando sua capacitação profissional.

Curso de Difusão: Tem carga horária mínima de 4 horas, é uma atividade de divulgação artística, cultural, científica, técnica, tecnológica ou desportiva e se destina ao público em geral, sem exigência de escolaridade mínima.

Natureza

Carga horaria mínima Graduação Monografia

Difusão

não

Atualização

30 horas sim não
Aperfeiçoamento 180 horas sim

não

Especialização 360 horas sim

sim/40 horas

Procedimentos para submissão de relatórios de relatório acadêmico de cursos de extensão sem convênios (somente para docentes da FEUSP)

Todos os cursos têm prazo de 120 dias após o término para entregar o relatório acadêmico e financeiro, quando for o caso.

1) preencher no Sistema Apolo as informações sobre “Fechamento da Edição do Curso”, com auxílio do Secretário de seu Departamento (já treinado para esse fim);
2) Dar ciência do “Relatório Acadêmico” do Curso no Sistema Apolo e encaminhá-lo à CCEx-FEUSP para apreciação em reunião (cf. RESOLUÇÃO CoCEx Nº 7897/2019). Utilizar a opção “Entregar Relatórios Acadêmico e Financeiro”

3) para os cursos que envolvam custeio financeiro, também deve ser preenchido o formulário de Prestação de Contas no sistema Apolo.

4) para expedição de certificados, o(a) coordenador(a) do Curso deverá lançar no sistema Apolo as notas (quando for o caso) e a frequência dos participantes. Caso o(a) coordenador(a) prefira poderá entregar uma lista com as informações diretamente à secretaria da CCEx-FEUSP.