Cultura e Extensão

Proposição de cursos de extensão

Procedimentos para submissão de propostas de cursos de extensão sem convênios (somente para docentes da FEUSP)

1) tomar ciência da Resolução CoCEx 7425/2017, que estabelece normas sobre os Cursos de Extensão Universitária da USP;
2) observar, em especial, as caracterizações de cargas horárias, requisitos para público-alvo e atualização de Pareceres CERT;
3) procurar seu Departamento e cadastrar o curso no Sistema Apolo, com auxílio do Secretário (já treinado para esse fim);
4) docentes de outros departamentos deverão anexar anuência da respectiva chefia, assim como os demais funcionários da USP;
5) anexar, quando couber, justificativas (de ministrante externo, de carga horária etc) e currículos dos ministrantes externos;
6) submeter a “Caracterização Acadêmica”, impressa por meio do Sistema Apolo, ao Conselho ou Chefia de seu Departamento e
7) encaminhar a “Caracterização Acadêmica” à Secretaria da CCEx FEUSP, com a anuência do Departamento (datada).

Obs.: para os cursos que envolvam custeio financeiro, também deve ser entregue formulário de Caracterização Financeira (clique aqui)

Os cursos de difusão, atualização e aperfeiçoamento devem ser apreciados pela CCEx-FE, sobre as limitações normativas e implicações institucionais para serem homologados pela própria Comissão,  a última instância de aprovação é a CCEx. Para tanto o prazo de 40 dias para entrada da proposta na CCEx deve ser respeitado.

Os cursos de especialização, cursos de qualquer natureza que tenham convênio ou cursos EAD devem dar entrada na Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (devidamente aprovado pelas instâncias da FE: departamentos, CCEX e Congregação) com 4 meses de antecedência do seu início, sugerimos entregar a proposta na CCEx com 6 meses de antecedência devido aos tramites internos na Unidade.

 

 

Procedimentos para submissão de relatórios de relatório acadêmico de cursos de extensão sem convênios (somente para docentes da FEUSP)

1) preencher no Sistema Apolo as informações sobre “Fechamento da Edição do Curso”, com auxílio do Secretário de seu Departamento (já treinado para esse fim);
2) imprimir pelo Sistema Apolo o “Relatório Acadêmico” do Curso e encaminhá-lo à CCEx-FEUSP, devidamente assinado, para apreciação em reunião (cf. Resolução CoCEx 7425/2017);
3) para expedição de certificados, o coordenador do Curso deverá entregar na CCEx-FEUSP:

  • lista com frequência e nota (esta, se for o caso) e
  • relatório acadêmico devidamente assinado.

4) para os cursos que envolvam custeio financeiro, também deve ser entregue formulário de Prestação de Contas (clique aqui)