Biblioteca

Empréstimo domiciliar

Inscrições

O serviço de empréstimo domiciliar é oferecido a todos docentes, discentes e funcionários da USP (Portaria GR nº 5536/2012).

O usuário deverá efetuar sua inscrição através do preenchimento de cadastro na sua Biblioteca de origem. Para realizar empréstimos e/ou renovações é necessária a apresentação de documento original com foto.

Usuários locais

São considerados usuários locais :

  • Alunos de cursos de especialização
  • Alunos especiais de disciplinas de graduação e pós-graduação
  • Ex-alunos da FEUSP
  • Professores das redes públicas de ensino de São Paulo (estadual e municipais)

Usuários locais deverão apresentar: Comprovante de curso realizado na FEUSP (graduação etc) e de residência atual (conta de água, luz, gás etc); E, no caso de professores da rede pública de São Paulo, além do comprovante de residência, um hollerith datado até 3 meses da data de apresentação.

Obs: Para todos os usuários com vínculo temporário na FEUSP (alunos ouvintes, professores e pesquisadores convidados), é necessária a apresentação de declaração preenchida com autorização de um docente responsável. Segue a tabela com descrição de prazos e total de itens por categoria:

Tabela com Prazos de Empréstimo para Usuários

Responsabilidades

O usuário com obras em atraso em seu poder, fica impossibilitado de usar o serviço de empréstimo e será suspenso os dias equivalentes aos dias em atraso para cada obra sob sua responsabilidade.
Exemplo: 2 itens atrasados por 3 dias (2 x 3) = 6 dias de suspensão

Em caso de dano ou extravio, o usuário deverá repor a obra à Biblioteca por uma igual ou similar. O usuário ficará suspenso do serviços de empréstimo até a reposição da mesma.

Para demais casos (omissões, obra já esgotada etc), o usuário deve procurar a chefia de Serviço de Atendimento ao Usuário que analisará o caso e o submeterá se necessário à Direção da FEUSP ou Comissão de Biblioteca.

Renovações

A renovação é permitida para materiais sem reserva e sem atraso. É possível renovar o empréstimo até 3 vezes consecutivas no DEDALUS online ou pelo Portal de Busca Integrada E pessoalmente no Balcão de atendimento da biblioteca.

Após 3 (três) empréstimos seguidos da obra, é necessário devolvê-la no prazo e realizar um novo empréstimo, se não houver reservas da mesma.
Renovações online pelo Dedalus, utilizar o Tutorial de Renovações pelo Dedalus.

Reservas

Podem ser efetuadas reservas apenas para obras emprestadas via DEDALUS ou pelo Portal de Busca Integrada. As reservas seguem uma lista em ordem cronológica no sistema para cada solicitação de cada usuário.
Após reservar a obra e receber aviso que a mesma está disponível, o solicitante tem até 24 hs úteis para fazer o empréstimo do mesmo. Sempre fique atento ao seu e-mail cadastrado na biblioteca, para confirmação da disponibilidade de sua reserva feita.

Para maior conhecimento sobre Reservas de obras, usar o Tutorial de Reservas pelo Dedalus.

Contatos:
Serviço de Atendimento ao Usuário –
Tel.: (11) 3091-3433 – E-mail:saufe@usp.br