Biblioteca

Obra rara incorporada está em exposição na biblioteca da FEUSP

Raimundo Lúlio (1232-1316) é um dos pensadores medievais mais estudados na atualidade e um dos autores que mais influência teve no pensamento europeu ao longo dos séculos. Foi filósofo, teológo, escritor, cientista, cientista político, um sábio humanista que dirigiu todos seus esforços em busca da concórdia entre os povos de seu tempo e para estabelecer as bases do pensamento moderno.

               Assim o apresenta o Dr. Pere Villalba, um dos mais notáveis eruditos da Europa, autor da monumental obra Ramon Llull. Vida i obres, três volumes de mais de mil páginas cada um, editados peloInstitut d’Estudis Catalans”, tendo como mecenas a “Elsa Peretti Foundation”, Delegação de Barcelona. O volume I já foi lançado – oficialmente em 15 de setembro de 2015, em solenidade no próprio Institut – preparando as comemorações dos 700 anos da morte do “Doutor Iluminado”, em 2016.

              Ramon Llull. Vida i obres é um livro de síntese, resultado de muitos anos de pesquisa, que serve tanto ao especialista quanto a quem quer se iniciar nos estudos sobre a pessoa, o pensamento e as obras do grande intelectual maiorquino. Esse trabalho é fruto de décadas de dedicação exaustiva do Prof. Villalba, da Universidade Autônoma de Barcelona (UAB) e membro da Real Academia de Letras de Barcelona.

            Umberto Eco, também ele estudioso de Lúlio, afirma que o lugar do nascimento foi determinante para Llull, pois Maiorca era uma encruzilhada, ná época, das três culturas: cristã, islâmica e judia, até o ponto de que a maior parte de suas 280 obras conhecidas terem sido escritas inicialmente em árabe e catalão. Lúlio é o primeiro a empregar língua vernácula para expressar conhecimentos filosóficos e científicos e foi o criador do catalão literário. Assim, a obra de Villalba, além do enorme interesse filosófico, teológico e científico, é também um monumento à cultura e à identidade da Catalunha.

Prof. Pere Villalba

O Prof. Pere Villalba já há vinte anos, tem mantido muitos contatos com a Feusp, em parceria com o Prof. Jean Lauand, ministrando conferências, participando de eventos e criando a “Revista Internacional d’Humanitats”, fundada em 1997 por ambos, e na qual têm sido publicados numerosos artigos de professores da Feusp. Lauand também é membro (correspondente) da Real Academia de Letras de Barcelona.

                O Prof. Villalba quis honrar a Feusp com um exemplar dessa obra riquíssima – também do ponto de vista gráfico – e é com muita honra que a incorporamos ao acervo de nossa biblioteca. O Prof. Lauand participa da obra com o breve estudo “Theologia Negativa” (pp. 136-137).  O “Institut d’Estudis Catalans” encarregou-se da edição – foram publicados somente 500 exemplares – e do envio do livro a diversas universidades, centros de pesquisa, presidentes de diversos países e autoridades, como os dois papas, a rainha da Inglaterra, etc.