Biblioteca

Livros

É um acervo especializado nas áreas de Educação e afins, de acesso livre, e serve tanto ao corpo docente e discente da FEUSP como ao público em geral. É composto por monografias (livros e séries monográficas), folhetos e obras de referência.

Nosso acervo pode ser dividido: Circulante (disponível para empréstimos) e Não-circulante (para consulta local), composto pelas coleções especiais, memoriais e obras de referência.  Os itens da FEUSP podem ser pesquisados no Catálogo Bibliográfico Dedalus ou no Portal de Busca Integrada.

COLEÇÃO CIRCULANTE
Monografias, livros, folhetos e outros documentos disponíveis para empréstimos.

COLEÇÕES NÃO-CIRCULANTES
Obras de referência (Enciclopédias, dicionários, índices bibliográficos etc). Em geral, atendem necessidades pontuais de informação e por isso devem ser consultados diretamente na Biblioteca.

Coleção Didática  Monografias da coleção circulante, temporariamente retidas na Biblioteca para atender demanda dos alunos das disciplinas de graduação e pós-graduação. É constituída a partir da solicitação expressa dos docentes da Faculdade de Educação.

Memoriais – Registros da carreira acadêmica dos docentes da FEUSP, apresentados para a titulação em concursos públicos de livre-docência. Permitem conhecer a trajetória acadêmica e científica dos docentes da Faculdade de Educação.

COLEÇÕES ESPECIAIS
Selecionados
Documentos únicos e essenciais para a área da Educação e especialidades como a coleção História Universal de Cesare Cantu e os compêndios históricos editados pela Cambridge Press.

Selecionados Brasiliana: Reúne livros publicados antes de 1920 acerca da história do Brasil.

Selecionados Paulo Freire: Coleção formada com livros escritos por Paulo Freire e com textos que versam sobre seu trabalho. É uma parceria com o Instituto Paulo Freire.

Selecionados Mariazinha Fusari: Mariazinha Fusari foi importante pesquisadora das interfaces educacionais das linguagens de expressão cultural. A coleção disponível na biblioteca apresenta livros fundamentais nos campos da Comunição, Cultura, Arte, Educação e Tecnologia.

Selecionados José Mário Pires Azanha** : Foi docente da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Teve destacada atuação em diferentes instâncias da educação pública brasileira. Seu acervo está em processo de avaliação e em gradual catalogação.

Paulo Bourroul**: A coleção Paulo Bourroul faz parte do acervo da Biblioteca que pertencia ao Instituto Caetano de Campos, a primeira Escola Normal de São Paulo.

Macedo Soares**: A coleção Macedo Soares, pertencente ao embaixador José Carlos de Macedo Soares, é composta por obras de significativa importância para estudos sobre a realidade educacional brasileira no século XIX e primeira metade do século XX.

**Coleções parcialmente disponíveis no Catálogo Bibliográfico Dedalus.

Sugestões: Sugestões de novos livros para aquisição – clique aqui.

Contatos:
Serviço de Atendimento ao Usuário
Tel. (11) 3091-3525 / E-mail:saptfe@usp.br