Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em História da Educação – NIEPHE

É um lugar que privilegia debates teóricos e metodológicos nos campos da história da educação, organização de arquivos, coleta e sistematização de fontes e dados para pesquisa, bem como a socialização de resultado sem eventos, livros e revistas. Abriga investigações realizadas por pesquisadores de graduação e pós-graduação e organiza um grupo de pesquisa certificado pela Faculdade de Educação.

O NIEPHE desenvolve alguns projeto como “Das múltiplas estratégias de escolarização à constituição das escolas no Brasil (1870-1970)”, composto por dois subprojetos principais: “Múltiplas estratégias de escolaridade infantil” e “Múltiplas estratégias de escolarização de adolescentes e adultos”.

Também é um projeto do Núcleo o “Mulheres e inovação docente”, parceria  entre  a Faculdade de Educação da USP (Universidade de São Paulo) e universidades francesas associadas à USPC (Université Sorbonne Paris Cité).

Veja mais informações sobre o Niephe veja aqui.